fbpx
Pular para o conteúdo

5 Atividades para brinquedoteca: educação infantil

    5 Atividades para brinquedoteca educação infantil

    As atividades para brinquedoteca poderão ser trabalhadas com crianças do ensino infantil durante as semanas. Esse tipo de aula ajudará no desenvolvimento da socialização, cognição, motricidade e sensorial dos pequenos.

    O que é a brinquedoteca?

    A brinquedoteca é um local presente em escolas que possui a função de instigar a imaginação das crianças com brinquedos. Todo o ambiente é repleto de jogos de tabuleiros, bonecos, fantasias, fantoches, livros infantis e legos.

    O que é a brinquedoteca
    Fonte/Reprodução: original

    Há outros brinquedos que compõem o ambiente e o tornam importante para o aprendizado infantil. É necessário que as crianças tenham um tempo na brinquedoteca de pelo menos 1 ou 2 aulas na semana.

    Isto porque é comum pensarem que brincar não faz bem, mas pelo contrário, se tem algo que criança deve fazer, esse algo é brincar de diversas brincadeiras junto dos colegas. Facilitará na socialização, respeito mútuo e terão a oportunidade de trabalhar em suas habilidades.

    Como trabalhar com atividades para brinquedoteca?

    Pode-se trabalhar na brinquedoteca com as crianças de fantoches, faz de conta, montagem de legos, supermercado, ou com bonecos. Existem diversas possibilidades, e cada uma delas possuem uma importância diferente.

    Como trabalhar com atividades para brinquedoteca
    Fonte/Reprodução: original

    Por este motivo, o professor deverá deixar que as crianças brinquem sozinhas e desenvolvam a criatividade e imaginação com os colegas. Será um momento de aprendizado diferente, mas que servirá para melhorar as habilidades motoras dos pequenos.

    Sugestão de 5 atividades na brinquedoteca

    O professor poderá conferir 5 atividades para brinquedoteca, que auxiliarão no aprendizado das crianças do ensino infantil, e corroboram no fornecimento da ludicidade conforme aprendem e desenvolvem suas próprias habilidades motoras. Veja:

    Fantoches

    Os fantoches costumam aparecer pela brinquedoteca diversas vezes, e as crianças adoram o teatrinho com estes brinquedos pouco convencionais. Para isto, o professor poderá trabalhar em histórias curtas e lúdicas para as crianças conhecerem.

    Como fazer a atividade

    Nesta atividade, o professor deverá deixar disponível fantoches para as crianças poderem pegar e brincar. Elas terão a oportunidade de brincarem em grupos, e criarem alguma história a qual pode ser apresentada aos colegas em um teatrinho.

    Será interessante que o professor participe da brincadeira, e conte uma história aos pequenos. De preferência uma fábula que é curta, e possui uma moral no final que fará as crianças refletirem sobre o ocorrido.

    Materiais para a atividade

    Fantoches de animais ou bonecos devem estar presentes na brinquedoteca.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades para brinquedoteca, é fazer com que as crianças consigam criar histórias por conta própria para brincarem entre si. Diálogos e ações serão elaboradas durante o ato, e elas aprenderão mais sobre o método de criar.

    Por este motivo, é importante levar os pequenos para a brinquedoteca, a fim de instigar a criatividade e a imaginação com brincadeiras simples, mas que auxiliarão no aprendizado. Todo o conhecimento adquirido refletirá na vida futura das crianças, e elas possuirão facilidade em usar a imaginação e criatividade.

    Faz-de-conta

    O faz-de-conta trabalha especificamente com a criatividade das crianças do ensino infantil. Por este motivo, deve-se deixá-las brincarem com os colegas ou até mesmo sozinhas se desejarem.

    Como fazer a atividade

    As crianças poderão brincar de faz-de-conta ao pegarem algumas fantasias dentro do baú presente na brinquedoteca, e se caracterizarem de personagens. Pode ser um pirata, uma médica, cientista, um piloto, e até mesmo uma arquiteta.

    Há muitas possibilidades de escolhas, a depender especificamente do que poderá conter no baú de fantasias presente no ambiente escolar. O professor poderá ajudá-los a criar um tema para a brincadeira, ou deixá-los interagirem sozinhos para se divertirem.

    Materiais para a atividade

    Baú com diversas fantasias infantis.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades para brinquedoteca, é fazer com que as crianças pensem em brincadeiras lúdicas para se divertirem sozinhas ou com os colegas. Deixá-las usarem a criatividade será essencial para o aprendizado.

    O professor só deverá intervir se alguma criança sentir dificuldade em pensar em alguma história para fazer com os colegas. Neste caso, poderá dar algumas sugestões e deixar que escolham por conta própria para poderem brincar entre si e se divertirem.

    Quebra-cabeças

    Os quebra-cabeças são adorados por crianças que gostam de passar horas na frente do objeto para tentar montá-los por conta própria. Alguns modelos são pequenos, e outros enormes.

    Como fazer a atividade

    Na brinquedoteca, as crianças precisarão se reunir em conjunto para montarem um quebra-cabeças de 500 peças. Por mais que aparente ser uma quantidade alta para crianças pequenas, em conjunto com os colegas, conseguirão montá-lo facilmente.

    Por esta razão, a atividade não será individual e todos deverão participar para brincarem e se auxiliarem o tempo todo. Dessa maneira, eles entenderão que o trabalho em equipe é essencial e pode ser um fator excelente para o dia a dia.

    Objetivos para a atividade

    As atividades para brinquedoteca com o quebra-cabeça, serão essenciais na socialização entre os pequenos. Neste caso, eles terão de aprender a lidar em grupos maiores, e dialogarem para chegar em um consenso sobre uma peça ser a correta e outra não encaixar em determinado local.

    Legos

    Os legos fazem parte da vida de muitas crianças, e é justamente por apresentar a possibilidade de criar e construir prédios ou objetos apenas com o encaixe de peças coloridas, que chama atenção dos pequenos.

    Como fazer a atividade

    O professor deixará disponível baldes com legos coloridos para as crianças poderem pegar, montar e brincarem de acordo com o que construírem. Pode ser um edifício, uma torre ou um carrinho.

    Alguns legos são temáticos, e se a escola possuir pelo menos um modelo, todas as crianças poderão se reunir para montá-lo conforme aprendem a encaixar, escolher peças corretas e trabalhar em conjunto.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades para brinquedoteca, é ensinar às crianças que quando se usa a criatividade, pode-se criar uma variedade de brinquedos ou brincadeiras com os legos e se divertir com os colegas.

    Além deste fator, trabalharão com a motricidade que precisa ser desenvolvida nos anos iniciais dos pequenos na escola.
    Brincadeira de supermercado

    Uma brincadeira que trabalha imaginação e matemática ao mesmo tempo, e que as crianças adoram porque é diferente, lúdico e garante excelentes momentos entre os colegas.

    Como fazer a atividade

    Nesta aula, o professor deverá levar as crianças até a brinquedoteca para brincarem de supermercado. O ambiente precisará estar organizado de modo que se possa fazer compras e pagar por elas.

    As caixas registradoras e o dinheiro de mentira serão essenciais para a atividade dar certo, pois elas aprenderão a contar quanto precisam dar para pagar, e quanto deve-se devolver ao cliente.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades para brinquedoteca, é ensinar aos pequenos que se pode aprender com brincadeiras lúdicas junto dos colegas. Neste caso, é a matemática financeira que auxiliarão todos a compreenderem o que significa pagar, troco, moedas, e notas.

    Eles aprenderão a dar R$ 5,00 de troco para uma compra que custou R$ 10,00, e assim sucessivamente com qualquer outro produto que passe pelo caixa.

    As atividades para brinquedoteca são essenciais para crianças pequenas, pois precisam aprender a desenvolver todas as suas habilidades. Em duas aulas na semana será um excelente método para aprimorar o conhecimento das crianças, e fazê-las elaborarem brincadeiras variadas em poucos minutos junto dos colegas.

    Se você gostou de nosso artigo sobre a brinquedoteca para crianças, permaneça no Pedagogia Ao Pé Da Letra para conferir outros conteúdos voltados para adolescentes.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *