fbpx
Pular para o conteúdo

5 atividades com tirinhas sobre tipos de frases

    5 atividades com tirinhas sobre tipos de frases

    As atividades com tirinhas sobre os tipos de frases devem ser trabalhadas com o ensino fundamental I e II, através de algo lúdico e prático, que seja interativo e os alunos consigam compreender melhor a matéria e possam desenvolver corretamente cada atividade proposta em sala de aula, seja em grupo ou não.

    Por que trabalhar atividades com tirinhas?

    Deve-se trabalhar com atividades com tirinhas para ensinar aos alunos a principal maneira de como utilizar os métodos linguísticos e a importância deles para a vida escolar. O professor deve estimular não apenas a escrita nos alunos, mas a leitura que os ajudará a entender melhor o tema a ser abordado.

    Por que trabalhar atividades com tirinhas
    Fonte/Reprodução: original

    Ensinar aos alunos sobre atividades com tirinhas fará com que eles possuam um conhecimento abrangente acerca deste tema, e consigam elaborar tirinhas por conta própria, além de saberem como narrar uma história através de desenhos e frases da mesma maneira que os quadrinistas costumam fazer em seus trabalhos com as histórias em quadrinhos.

    O professor deverá apresentar gibis famosos para as crianças, dentre eles, o mais conhecido é o da Turma da Mônica que faz sucesso até os dias atuais, capaz de conquistar o coração não somente de crianças e pré-adolescentes, mas de adultos que liam as histórias quando mais jovens. 

    Como trabalhar atividades com tirinhas?

    O professor poderá elaborar uma variedade de atividades com tirinhas para os alunos, desde a criação com cartolina, até completar frases inacabadas, bem como fazer a boa e devida leitura das histórias com os gibis e saber responder os tipos de frases inseridas em cada tira.

    5 atividades com tirinhas sobre tipos de frases
    Fonte/Reprodução: original

    Estas atividades com tirinhas devem ser trabalhadas de maneira lúdica, pois dessa forma, o aluno conseguirá compreender devidamente o conteúdo e não sentirá dificuldades em o absorver durante as explicações do professor em sala de aula. 

    Sugestão de 5 atividades com tirinhas

    Será possível o professor conferir cerca de 5 tipos de atividades com tirinhas para serem trabalhadas em sala de aula, e fazer os alunos conhecerem melhor o tema e aprenderem a maneira correta de formar frases e utilizar os carácteres corretos. Confira:

    Escreva uma frase em formato de tirinha

    O professor deverá elaborar uma atividade em grupo com pelo menos 5 alunos para formarem uma tira grande com cartolina colorida, de modo que os alunos possam escrever uma frase diferente.

    Como fazer a atividade

    Para realizar as atividades com tirinhas, o professor deverá mostrar aos alunos a maneira de como escrever as frases e usar os balões que aparecem nas tiras mais famosas criadas pelos quadrinistas. Eles devem trabalhar em equipe para poderem montar algo criativo e lúdico que será exposto no mural da escola.

    Materiais para a atividade

    Os principais materiais para esta atividade serão: cartolina colorida, lápis de cor, régua, caneta, lápis de escrever e borracha.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo de trabalhar atividades com tirinhas com cartolina para expor ao colégio, é o de ensinar aos alunos como é o trabalho de quadrinistas, e deixá-los desenvolver tiras por conta própria através da criatividade que deverá ser trabalhada em todas as aulas para os alunos compreenderem.

    Leitura de gibis

    Uma das principais maneiras de fazer os alunos aprenderem a matéria é deixá-los ler, pois, através da leitura se torna possível compreender melhor as aulas e os alunos terão um entendimento completo acerca das explicações do professor.

    Como fazer a atividade

    Para as atividades com tirinhas, o professor deverá disponibilizar os gibis da Turma da Mônica que contam com uma variedade de frases diversificadas, e apresentarão ao aluno outros métodos de linguagens que podem ser aplicadas em outros momentos. 

    Materiais para a atividade

    Somente haverá a necessidade de usar os gibis da Turma da Mônica para haver a possibilidade de criar uma roda de leitura com os alunos, de modo a deixá-los ler para compreender melhor o tema abordado nas aulas de português.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades com tirinhas é o de ensinar ao aluno que pela leitura se torna possível aprender melhor como empregar uma pontuação correta nas frases, além de aprenderem como narrar uma história através de diálogos bem montados que poderão mexer com a criatividade e imaginação dos alunos. Será importante que o professor monte esta roda de leitura pelo menos uma vez a cada semana, pois os alunos se sentirão mais empenhados em aprender melhor o conteúdo.

    Coloque a interrogação ou exclamação 

    O professor precisa apenas entregar algumas tirinhas famosas aos alunos que estejam com o balão incompleto, ou seja, será necessário apenas que os alunos observem, façam a leitura e verifiquem aquilo que falta para acrescentar e dar um sentido para toda a frase e consequentemente no diálogo.

    Como fazer a atividade

    As atividades com tirinhas deverão ser feitas com total atenção pelos alunos, portanto, eles deverão fazer uma leitura adequada e compreender se falta uma exclamação, interrogação, ponto final, vírgula, dentre outros carácteres que completam uma frase.

    Objetivos para a atividade

    O principal objetivo destas atividades com tirinhas sobre tipos de frases, é fazer com que os alunos saibam reconhecer o que falta em frases, textos e aprender o jeito correto de inserir os carácteres que estão necessários. Saberão o que é uma frase interrogativa, exclamativa e poderão trabalhar com mais facilidade nestas atividades.

    Diga o tipo de frase

    As atividades com tirinhas para dizer o tipo de frase os ajudará a compreender devidamente este tema, e basta que ele faça a leitura do que o professor apresentar-lhes com as tiras de Mafalda e da Turma da Mônica, que possuem muitas frases em imperativo, interrogativa, exclamativa e outras frases indiretas.

    Como fazer a atividade

    Para realizar as atividades com tirinhas para dizer sobre os tipos de frases, deverá ser feita com a observação do aluno com cada tira entregue para os alunos lerem, realizar a devida interpretação e responder no caderno o que cada uma delas é, conforme as explicações do professor em sala de aula sobre o tema.

    Objetivos para a atividade

    O aluno deverá compreender a matéria para conseguir responder corretamente sobre os tipos de frases impostas em cada tira dada pelo professor durante as aulas, pois dessa maneira, conhecerá outros métodos de linguagem, além de saber como escrever uma tirinha do jeito correto e o que deve ser inserido nelas para o diálogo ocorrer.

    Complete as frases

    O professor deverá apresentar uma tirinha para os alunos que pode ser da Mafalda, Calvin e Haroldo ou da Turma da Mônica, e pedir que eles observem atentamente todo o diálogo junto de suas frases.

    Como fazer a atividade

    Para realizar as atividades com tirinhas, o aluno precisará completar a frase em seu caderno, conforme o tema apresentado pelo professor, portanto, haverá a necessidade de realizar a devida leitura para fazer a interpretação e finalizar a frase.

    Objetivos para a atividade

    Estes tipos de atividades com tirinhas ajudarão os alunos a compreenderem os tipos de frases existentes, que podem ser vários a depender do diálogo imposto, da linguagem utilizada e da informação que o quadrinista quis passar ao leitor. O aluno interpretará um texto mais curto, mas saberá a maneira correta de construir uma tirinha.

    Por fim, as atividades com tirinhas sobre tipos de frases deverão ser trabalhadas com os alunos em sala de aula, além de aplicar a eles tarefas para serem feitas em casa e poderem estudar melhor todo o conteúdo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *