fbpx
Pular para o conteúdo

5 Atividades com charge sobre países desenvolvidos e subdesenvolvidos

    5 Atividades com charge sobre países desenvolvidos e subdesenvolvidos

    Os países desenvolvidos e subdesenvolvidos devem ser trabalhados em sala mediante explicações do professor de geografia, que abordará devidamente este tema que gera controvérsias em muitos lugares, além de cada pessoa possuir uma opinião diferente, bem como a maneira com a qual enxergam determinados problemas que boa parte da sociedade deve enfrentar por conta da desigualdade causada em alguns países como o Brasil.

    O que são países desenvolvidos e subdesenvolvidos?

    Os países desenvolvidos possuem um desenvolvimento na economia e social altos, e esta classificação é feita por alguns critérios, como, por exemplo: riquezas, nível de industrialização e com relação ao desenvolvimento, bem como o PIB, renda per capita, e por fim, o IDH. 

    Os principais exemplos de países desenvolvidos seriam especificamente o Japão, Austrália, Noruega, Suíça, Suécia e os Estados Unidos. Todos eles são potências, principalmente USA, o qual é o determinante dentre todos os outros por conta de seu poder econômico.

    5 Atividades com charge sobre países desenvolvidos e subdesenvolvidos
    Fonte/Reprodução: original

    Países subdesenvolvidos possuem um desenvolvimento econômico inferior, juntamente de baixos níveis nas indústrias, e por conta disso, dependente claramente dos países desenvolvidos com relação à economia. Normalmente, países subdesenvolvidos foram invadidos e colonizados por outros países, o que explicaria este fato de dependência. 

    Os países que ainda se desenvolvem estão inseridos no Fundo Monetário Internacional (FMI), no caso do Brasil, Argentina e Colômbia, países estes que pertencem à América Latina.

    Por que ensinar sobre países desenvolvidos e subdesenvolvidos?

    Deve-se trabalhar sobre países desenvolvidos e subdesenvolvidos em sala de aula, pois é um tema que gera conscientização nos alunos, e os farão aprender que em cada lugar existe um tipo de pessoa com algum problema causado por viver em um país que ainda se desenvolve. 

    5 Atividades com charge sobre países desenvolvidos e subdesenvolvidos
    Fonte/Reprodução: original

    Todos os alunos poderão compreender um pouco melhor sobre o tema, e aprenderão a ter mais empatia e solidariedade por aqueles que sofrem diariamente por problemas causados pelos governos de qualquer país subdesenvolvido.

    Sugestão de 5 atividades sobre países desenvolvidos e subdesenvolvidos

    O professor de geografia poderá contar com 5 atividades sobre países desenvolvidos e subdesenvolvidos para aplicar em suas aulas com os alunos do fundamental II, e explicar devidamente o motivo pelo qual existem muitos países que sofrem com este tipo de problema e qual seria o motivo por não colocarem um fim nisso para ajudar todas as pessoas em situação de pobreza. Confira:

    Crie uma charge

    Esta é uma atividade sobre países desenvolvidos e subdesenvolvidos que trabalhará explicitamente com o que cada aluno pensa acerca deste tema geográfico. O professor deverá solicitar aos alunos que formem grupos de 4 pessoas conforme os números de pessoas em sala de aula para realizarem esta atividade.

    Como fazer a atividade

    Basta que todos se reúnam e discutam um pouco mais sobre como poderiam apresentar em uma charge o que seria um país desenvolvido e outro subdesenvolvido, e poderão utilizar exemplos se houver necessidade, além de contar com dicas do professor de geografia para terem mais facilidade ao montar o cartaz.

    Materiais para a atividade

    Cartolina, caneta, lápis de escrever, borracha e lápis de cor.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades sobre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, é fazer com que os alunos possam aprender melhor sobre este tema através de uma boa aula prática e pesquisas excelentes para enriquecerem seus conhecimentos e estudos. 

    O tempo

    É possível observar que nesta charge O Tempo, uma nave espacial surge acima de uma cidade grande e os alienígenas mencionam haver a necessidade de descansar por um pequeno tempo, porém quando acordam pensam estar em outro planeta por conta da diferença de outro lugar presente no mesmo país. 

    Pode-se analisar, por exemplo, o caso da cidade de São Paulo que conta com diversos habitantes, com bairros elegantes e de classe média alta, porém em outras partes da cidade como zona sul, leste e norte sofrem com grande desigualdade social. Uma realidade que atinge diversos moradores das comunidades paulistas.

    Como fazer a atividade

    Para realizar esta atividade sobre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, os alunos deverão montar um cartaz com esta charge d’O Tempo e escreverem as principais diferenças visualizadas na imagem, e apresentarem dois estados que sofrem com a desigualdade social causada por um país em subdesenvolvimento.

    Materiais para a atividade

    Será necessário que os alunos tenham a imagem da charge impressa para colarem no cartaz (cartolina), junto de outras colagens sobre estados ou cidades que sofram com a desigualdade, junto de caneta, tesoura e cola.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é trabalhar de maneira prática as atividades sobre países desenvolvidos e subdesenvolvidos em sala de aula com os alunos, e explicar que dentre eles o próprio Brasil apresenta altas taxas de pessoas em situações de extrema pobreza durante a crise econômica instaurada no país. 

    O mesmo país de mundos diferentes

    Nesta charge, apresenta uma criança junto de seu pai que aponta claramente em direção de uma cidade grande, com prédios enormes, em que pessoas levam uma boa vida, diferente do local em que ambos vivem todos os dias: lixão. Pessoas de um mesmo país sofrem com a desigualdade e esperam que um dia possam viver no mesmo local. Esta é a realidade de um país subdesenvolvido.

    Como fazer a atividade

    Para realizar esta atividade, o professor deverá solicitar que os alunos escrevam em seus cadernos qual seria a principal solução para resolverem os problemas de um país em subdesenvolvimento, e como cuidariam de todas as pessoas que nele vivem. É importante trabalhar com a conscientização dos alunos do ensino fundamental II acerca de um tema atual, preocupante e necessário.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades sobre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, é ensinar aos alunos maneiras de ajudar outras pessoas com pequenas atitudes. Outro fator necessário de ser desperto neles, é a importância de compreender sobre política que é aquilo que rege o país, e precisa ser tratado durante as aulas.

    Alta do dólar

    Esta charge menciona o fato de dólar estar em alta mais uma vez, e surge um diálogo entre esposa e marido que diz o seguinte: mas o pânico não era causado por conta da baixa do dólar? E, no entanto, não importa porque quem pagará por isto serão os trabalhadores de classe média baixa.

    Como fazer a atividade

    O aluno deverá interpretar esta charge para responder perguntas que o professor colocar em lousa para trabalhar com a compreensão deles acerca de poucas informações, como demonstrado durante as falas da charge. Eles devem entender que independente de haver alta ou baixa, sempre sobrará para a classe trabalhadora se virar para pagar o que for necessário, no caso de se “responsabilizarem” indiretamente por outra alta da moeda americana.

    Objetivos para a atividade

    A importância desta atividade sobre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, apresenta que quem vive em um país não totalmente desenvolvido socioeconomicamente possui muitos problemas com relação às altas de moedas estrangeiras, como é o caso do dólar que está em um valor superior ao que costumava ser antes. O professor deve trabalhar com este tipo de interpretação em seus alunos durante as aulas de geografia.

    Susanita e Mafalda

    O professor deverá explicar aos alunos do fundamental II o que seriam países desenvolvidos e subdesenvolvidos, e por intermédio disto, poderá apresentar uma charge de Mafalda e de Susanita que falam sobre os países subdesenvolvidos. 

    Como fazer a atividade

    O aluno deverá interpretar o diálogo para responder às perguntas que o professor colocar em lousa acerca do tema. É importante que eles compreendam a mensagem que o quadrinista quis passar ao leitor sobre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Claramente, é uma crítica sobre o fato de um país em desenvolvimento, mas que deveriam estar desenvolvidos e isto ocorre por conta de diversos problemas políticos. 

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é trabalhar com a interpretação textual dos alunos através de tiras e charges sobre o tema países desenvolvidos e subdesenvolvidos, e ampliar o conhecimento dos alunos sobre este tema que permanece atual e atinge diversos países em pleno século XX, seja por desigualdade ou fatores socioeconômicos.

    Por fim, as atividades sobre países desenvolvidos e subdesenvolvidos são importantes de trabalhar com os alunos do fundamental II, por conta de sua complexidade e conteúdo rico que deve ser abordado de maneira literal por parte do professor.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *