As atividades sobre espaço, tempo, quantidade, relações e transformações devem ser trabalhadas com o ensino infantil de modo lúdico, pois, através disso, as crianças conseguirão compreender melhor cada um desses cinco conceitos apresentados em sala de aula.
Por que trabalhar com espaço, tempo, quantidade, relações e transformações?
Deve-se trabalhar com os alunos sobre esses temas para conceituá-los acerca do mundo em que vivem, que todas as coisas mudam gradativamente, seja o tempo ou a natureza, assim como relações, quantidade e o próprio espaço onde estão inseridos. Para mais informações sobre a importância da educação infantil, acesse A Importância da Educação Infantil para o Desempenho do Aluno.
Os alunos terão momentos para assimilar cada informação segundo o que for trabalhado durante essas aulas na escola, além da importância de inserir atividades para casa que devem ser feitas na companhia dos pais.
Como trabalhar com atividades sobre espaço, tempo, quantidade, relações e transformações?
O professor poderá trabalhar de diversas maneiras lúdicas na escola, principalmente com as idas ao pátio para as crianças poderem brincar, correr e trabalhar a coordenação motora grossa, que é algo muito importante a ser feito e estimulado.
Essas atividades serão de grande ajuda para ampliar o conhecimento infantil das crianças, que entenderão determinados conceitos e outros significados que pareciam ser complexos demais.
Sugestão de 5 atividades sobre espaço, tempo, quantidade, relações e transformações
O professor poderá apresentar aos alunos uma variedade de atividades lúdicas que deverão ser feitas tanto em sala de aula quanto fora dela, para tornar o momento mais agradável. Confira:
Apresente as transformações da natureza
Um dos principais métodos de trabalhar com atividades de espaço, tempo, quantidade, relações e transformações é ensinar às crianças que a natureza possui muitas transformações, dentre elas, o fato de uma árvore ser um broto e se tornar algo majestoso e com frutas.
Como fazer a atividade
O professor poderá mostrar para as crianças na cozinha da escola que ao pegar um cacho de uvas é possível fazer um saboroso suco de uva, e através disso mostrar como uma uva pode sair de sua forma sólida para a líquida em pouco tempo apenas com uma mera transformação.
Materiais para a atividade
O professor deverá levar todas as crianças para a cozinha da escola, para poder apresentar alguns utensílios que serão usados, como, por exemplo: liquidificador, garrafa de água, cachos de uvas e açúcar, juntamente com copos de plástico para servir os pequenos com a bebida.
Objetivos para a atividade
O objetivo da atividade com espaço, tempo, quantidade, relações e transformações é mostrar às crianças que tudo existente na natureza está em constante mudança, inclusive o ser humano, que muda sua fisionomia gradativamente ao longo dos anos. É mais um efeito de transformação causado pela ação do tempo e da natureza.
Atividades com a quantidade numérica
As atividades sobre espaço, tempo, quantidade, relações e transformações devem abordar a quantidade numérica dos objetos, como brinquedos, peças de quebra-cabeças, quantas pessoas há em sala de aula, quantos livros cabem em uma estante, dentre outras informações sobre quantidade.
Como fazer a atividade
Para realizar esta atividade sobre espaço, tempo, quantidade, relações e transformações, o professor deverá apresentar aos alunos uma variedade de objetos e caixas. Cada objeto de cor igual deve ser colocado em uma caixa, e outros objetos de cores diferentes deverão ser colocados em outra caixa. Todas as crianças deverão contar quantos objetos há em cada caixa para saber as quantidades e se há alguma diferença.
Materiais para a atividade
Será necessário que o professor leve para a sala de aula duas caixas de cores diferentes, bem como objetos coloridos e de cores iguais, cerca de 6 de um e 7 do outro.
Objetivos para a atividade
O principal objetivo das atividades sobre espaço, tempo, quantidade, relações e transformações é apresentar o tema de maneira lúdica às crianças, que deverão compreender o tema gradualmente, por ser um pouco mais complexo, principalmente por haver a necessidade de inserir neste meio a matemática.
Cante com os amigos
As pessoas vivem em uma sociedade que exige que mantenham determinadas relações, e o mesmo vale para as crianças da educação infantil, que precisam ter uma vida social junto de outras crianças de sua idade.
Como fazer a atividade
Para realizar a atividade sobre espaço, tempo, quantidade, relações e transformações, o professor deverá colocar algumas músicas infantis para as crianças poderem escutar e brincar com os colegas, de modo que possam se divertir enquanto mantêm uma relação amigável.
O professor poderá, inclusive, trabalhar com esta dica extra de mencionar sobre a diferença entre roupas, sobre algumas serem macias e outras serem bem ásperas, e folhas de uma laranjeira que são totalmente diferentes das folhas da árvore de um limoeiro.
Objetivos para a atividade
O objetivo das atividades de espaço, tempo, quantidade, relações e transformações é fazer com que as crianças possam manter relações entre si, mas que também aprendam sobre a transformação e modificação da natureza.
Brincadeira para contar o tempo no relógio
Ensinar sobre o tempo em atividades sobre espaço, tempo, quantidade, relações e transformações pode ser algo complexo para os professores da educação infantil, visto que o tempo não pode ser tocado, nem sentido, tampouco explorado. Ele só está lá.
Como fazer a atividade
As crianças não conseguem tatear o tempo, por isso o professor precisa inserir brincadeiras no âmbito escolar para fazê-las compreenderem sobre o que ele é, e como se pode entender seu principal conceito através de um relógio. O professor poderá montar um relógio animado para trabalhar com as crianças e mostrar a elas as horas do dia em que o sol aparece, mas quando chega às 18h, o céu fica escuro porque o sol se retirou.
Caso o professor queira algo diferente, poderá trabalhar com o tempo da música, que costuma ter sempre de 2 a 3 minutos, e com isso será possível apresentar o começo e o final das canções para as crianças.
Objetivos para a atividade
O objetivo de trabalhar com atividades sobre espaço, tempo, quantidade, relações e transformações é ajudar as crianças a compreenderem algo não tangível, que por mais que seja dito pelas pessoas sobre o tempo, elas não possam ver e nem saibam o que é. Porém, através das explicações do professor com o relógio, todas as crianças poderão compreender devidamente o que é o tempo.
Brincadeiras no espaço escolar
Para os alunos terem uma noção ampliada sobre espaço, tempo, quantidade, relações e transformações, será necessário que os professores realizem uma diversidade de brincadeiras com as crianças no pátio da escola, pois assim terão uma noção do tamanho daquele ambiente.
Como fazer a atividade
Neste tipo de brincadeira, será necessário que o professor trabalhe diretamente com a observação das crianças em todo o espaço do pátio, que possam explorar o ambiente como um todo durante uma simples brincadeira de pega-pega, para que compreendam a diferença de espaço daquele local para a sala de aula, onde costumam ter aulas diariamente.
Objetivos para a atividade
As atividades sobre espaço, tempo, quantidade, relações e transformações são importantes para trabalhar na educação infantil, pois as crianças precisam investigar e serem observadoras, de modo a conseguirem construir uma compreensão acerca do espaço em que foram inseridas, seja por conta de alguma cor de referência ou árvore, dentre outros objetos que estejam presentes ali.
Por fim, essas atividades podem ser elaboradas tanto na escola quanto em casa, junto dos pais das crianças, que conseguirão estimular cada uma delas a aprender melhor o tema.
São excelentes as atividades propostas!
Obrigada! Material esclarecedor, tirei minhas dúvidas em relação a esse assunto.
Dicas maravilhosas!
Ótimas atividades!