Histórias em Quadrinhos

Leia livros sobre este assunto

PUBLICIDADE

PÚBLICO ALVO:  3º e 4º anos

CONTEÚDO

  • Leitura;
  • Oralidade;

 

 

OBJETIVO

  • Incentivar a prática da leitura, o desejo e o prazer de ler;
  • Conhecer esse gênero textual em sua estrutura e função, percebendo características da linguagem das histórias em quadrinhos;
  • Divertir-se com a leitura de HQs.

 

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

1º – Conversar com o grupo sobre o que é uma história em quadrinhos e se eles têm alguma história em quadrinhos favorita.

2º. Explicar a estrutura e a característica linguística desse gênero textual (balões, diálogos, onomatopeias quadro ou vinheta).

 

QUADRO OU VINHETA

Chamados também de quadrinhos é o espaço no qual acontece uma ou mais ações. Geralmente de forma retangular ou quadrangular, funciona como moldura de um momento de ação. 

 

 

BALÃO 

Os balões de formas e tipos variados servem de suporte para os diálogos dos personagens ou para que eles mostrem suas ideias;

Balão Fala: para mostrar o que um personagem está falando. Possui o formato oval e um rabicho indicando onde está saindo o som.

Balão grito: quando um personagem está gritando, o balão deixa de ter um formato oval e passa a ter várias pontas de diversos tamanhos.

Balão pensamento: este balão é um dos poucos balões que não mostram o que o personagem está falando. Tem o formato de nuvens.

Balão narrador: este balão não possui rabichos e por isto não é associado a nenhum personagem específico. Ele é utilizado para fornecer dados extras à história, como onde e quando a história se passa.

 

 

 

ONOMATOPEIA

Assim como o balão indica o som da fala, a onomatopeia é uma representação de um som ambiente.

 

 

 SINAIS DE PONTUAÇÃO

Reforçam sentimentos e dão maior expressividade à voz do personagem.

3º – Apresentar histórias em quadrinhos para os alunos.

 

 

4º-  O professor entrega a tirinha abaixo solicitando a leitura da mesma.

5º Em seguida propõe que alguns alunos “contem” a história contida nessa tirinha.

6º Após ouvir alguns alunos, o professor propõe uma discussão a partir da questão: o que há nesse texto e que nos permitiu entender a sua mensagem?

7º O professor organiza a turma em duplas propondo que cada uma delas crie os balões com as falas dos personagens.

8º Solicitar que os alunos se dividam em trio comecem a utilizar sua criatividade, realizando a criação das histórias em quadrinhos.

 

MATERIAL

  • Histórias em quadrinhos
  • Lápis
  • Borracha
  • Lápis de cor
  • Giz de cera.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de discussão, a leitura das tirinhas e das histórias em quadrinhos.

 


Gostou do conteúdo? Receba nossos artigos e materiais, semanalmente, direto no seu email.


Você tem interesse em planos de aula, atividades com datas comemorativas, músicas infantis, jogos e brincadeiras, tudo isso pronto para você baixar e adaptar?


EU QUERO!

Comentários

Carregando comentários...

Material relacionado