SOBRE A PEDAGOGIA: QUEM É O PEDAGOGO?

Pesquise na caixa abaixo.

Custom Search


AGUARDE O CARREGAMENTO COMPLETO

E

SALVE ESTA MATÉRIA

carregando

Quem é o pedagogo?

O pedagogo é um especialista em educação. Compreende e intervém nos processos de ensino e de aprendizagem que acontecem na sociedade. E existe diferença entre o pedagogo e o professor? Acredito que existem sim, e muitas, mas ambos têm o mesmo objetivo: a educação. Existe a necessidade extremade que o pedagogo/educador, devese realizar em curso próprio e absorver toda a complexidadede seu objetode estudo. Porque aeducação não está apenas dentro da salade aula. “Reduzir a ação pedagógica à docência é produzir um reducionismo conceitual, um estreitamento do conceito pedagógico” (Libâneo e Pimenta, 1999).
Vemos bem essa ligação observando a presença cada vez maior da violência dentro e fora da escola. Os professores oprimidos e a sua impotência diante dos problemas da sociedade. Sendo assim urgentemente necessário convocar pedagogos para atuar dentro e fora da esfera escolar. Precisamos, nós pedagogos, enfrentar esta tarefa social. Assim o pedagogo, educador por excelência, precisará atuar na escola e nas diversas instâncias educativas da sociedade (com comprometimento social!).
Para isso, precisa-sede uma nova e diferenciada formação do pedagogo, pois ele deve ter a consciênciade estar formando homens para o exercício da cidadania e, para isso, necessitade comprometimento e autoformação continuada. Neste pontoafirma-se a importância do planejamento no curso de pedagogia e o comprometimento dos profissionais que nele de formarão. É necessário que estes estejam dispostos à esta atuação e reflexão. Pois aí está a base da educação: na formação dos pedagogos. E que tenham o interessede estudarde verdade para alcançar isso.

autor: Carolina

http://carolinapedagogiaipa.blogspot.com/

SALVE ESTA MATÉRIA!

Deixe uma resposta