OS NÍVEIS DE ESCRITA – BEM RESUMIDO

ABAIXO DESCREVO DE FORMA SIMPLE E RESUMIDA AS HIPÓTESE DE ESCRITA QUE PASSA TODA A CRIANÇA NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO, TODO PROFESSOR DEVE SE BASEAR NESTAS FASE PARA PROPOR ATIVIDADES ADEQUADAS E QUE ESTIMULE OS ESTUDANTES A EVOLUIRES DENTRO DESTAS. 
PRIMEIRO NÍVEL → PRÉ-SILÁBICO I – INDIFERENCIADO
NESSE NÍVEL O ALUNO PENSA QUE SE ESCREVE COM DESENHOS. AS LETRAS NÃO QUEREM DIZER NADA PARA ELE. A PROFESSORA PEDE QUE ELE ESCREVA “BOLA”, POR EXEMPLO, E ELE DESENHA UMA BOLA,  RABISCOS, GARATUJAS.

SEGUNDO NÍVEL → PRÉ-SILÁBICO II – DIFERENCIADO
O ALUNO JÁ SABE QUE NÃO SE ESCREVE COM DESENHOS. ELE JÁ USA LETRAS OU, SE NÃO CONHECE NENHUMA, USA ALGUM TIPO DE SINAL OU RABISCO QUE LEMBRE LETRAS.
NESSE NÍVEL O ALUNO AINDA NEM DESCONFIA QUE AS LETRAS POSSAM TER QUALQUER RELAÇÃO COM OS SONS DA FALA. ELE SÓ SABE QUE SE ESCREVE COM SÍMBOLOS, MAS NÃO RELACIONA ESSES SÍMBOLOS COM A LÍNGUA ORAL. ACHA QUE COISAS GRANDES DEVEM TER NOMES COM MUITAS LETRAS E COISAS PEQUENAS DEVEM TER NOMES COM POUCAS LETRAS. ACREDITA QUE PARA QUE UMA ESCRITA POSSA SER LIDA DEVE TER PELO MENOS TRÊS SÍMBOLOS. CASO CONTRÁRIO, PARA ELE, “NÃO É PALAVRA, É PURA LETRA”.
TERCEIRO NÍVEL → SILÁBICO

O ALUNO DESCOBRIU QUE AS LETRAS REPRESENTAM OS SONS DA FALA, MAS PENSA QUE CADA LETRA É UMA SÍLABA ORAL. SE ALGUÉM LHE PERGUNTA QUANTAS LETRAS É PRECISO PARA ESCREVER “CABEÇA”, POR EXEMPLO, ELE REPETE A PALAVRA PARA SI MESMO, DEVAGAR, CONTANDO AS SÍLABAS ORAIS E RESPONDE: TRÊS, UMA PARA “CA”, UMA PARA “BE” E UMA PARA “ÇA”
DENTRO DESTE NÍVEL PODEMOS IDENTIFICAR TRES FASES IMPORTANTES:
→ QUANTITATIVO – PARA CADA SÍLABA O ALUNO POE UMA LETRA SEM PENSAR NA CORRESPONDENCIA SONORA.

→ QUANTITATIVO – ESCREVE PARA CADA SÍLABA UMA LETRA COM CORRESPONDENCIA SONORA. EX: PARA CASA ESCREVE “CA” OU “CZ”.

→SÍLÁBICO-ALFABÉTICO – ORA ESCREVE AS SÍLABAS COMPLETAS (SIMPLES) E ORA USA APENAS UMA LETRA PARA REPRESENTÁ-LA.

QUARTO NÍVEL → ALFABÉTICO

O ALUNO COMPREENDEU COMO SE ESCREVE USANDO AS LETRAS DO ALFABETO. DESCOBRIU QUE CADA LETRA REPRESENTA UM SOM DA FALA E QUE É PRECISO JUNTÁ-LAS DE UM JEITO QUE FORMEM SÍLABAS DE PALAVRAS DE NOSSA LÍNGUA. PORÉM INICIALMENTE ESCREVEM COM FORTES MARCAS DA ORALIDADE.

O VÍDEO QUE SEGUE, VOCÊ VAI VER DE FORMA BEM EXPLICADA SOBRE ESSES NÍVEIS E ASSIM COMPREENDER QUE É INDISPENSÁVEL PARA O ALFABETIZADOR TER CONHECIMENTO SOBRE ESSE NÍVEIS QUE AJUDARÃO NO PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES FUTURAS E AJUSTAR AS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS ÀS NECESSIDADES DA CRIANÇA A QUAL ESTÁ ALFABETIZANDO.

watch?v=dT2GYOBdPAg&feature=player_embedded