MELHORANDO A CONCENTRAÇÃO


Anúncio

Muitas vezes as crianças tornam-se agitadas porque o ambiente em que vivem não favorece que sejam tranquilas. Sons altos, televisão ligada o dia todo, irmãos chorando querendo brincar, falta de espaço próprio para estudar ou um cantinho para ler.

Trabalhar a concentração nem sempre é coisa fácil.

Algumas crianças têm mais facilidade em se concentrar, pois trazem em seu DNA características herdadas de seus pais como ser calmo, paciente, persistente, etc.

É importante que a família seja organizada com os filhos, desde a mais nova idade, proporcionando um ambiente calmo para seu crescimento, pois essa ordem o ajudará a crescer mais tranquilo.

À medida que crescem, os pais podem colaborar mais ainda com o desenvolvimento de uma boa concentração.

Assistir a filmes e desenhos animados ao lado do filho; brincar de jogo da memória dentro da faixa etária da criança; desenhar; ensinar-lhes jogos de tabuleiro como dama e xadrez; quebra-cabeças e jogos de montar são formas de incentivar a concentração dos pequenos.

Sem falar das histórias contadas em cima de almofadas e tapetes, que favorecem um ótimo relaxamento, ou mesmo na cama na hora de dormir.

Anúncio

Procure sempre conversar olhando nos olhos do seu filho, prestando atenção nas coisas que ele fala. Esta é uma forma dele descobrir o quanto é importante e gostoso dar e receber atenção. É bom lembrar que as crianças que não recebem cuidados adequados tendem a ser mais agitadas como forma de chamar a atenção dos pais.

A família deve ficar atenta aos momentos de concentração dos pequenos e estimulá-los. Evite interromper uma leitura chamando-o para sair, não mude o canal da televisão quando o filho estiver concentrado assistindo a seu desenho predileto, não faça barulho no momento das tarefas escolares, nem deixe ligados rádios e televisores, ajude-o a montar um quebra-cabeça, caso esteja com dificuldade.

Dessa forma a criança irá se tornando tranqüila, percebendo que é respeitada nas coisas que faz e que seus pais estão sempre dispostos a ajudá-la quando precisam.


Quebra-cabeça estimula o aumento da concentração

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

 

Carregando comentários...

Assine nossa Newsletter

Assine nossa newsletter
e fique antenado sobre tudo o que acontece no Pedagogia ao Pé da Letra


Quero Assinar Agora Mesmo!