fbpx Skip to main content

Atualizado em 07/04/2013

DICA E FILME: QUANDO TUDO COMEÇA

Venha conferir a nossa nova dica de filme: Quando Tudo Começa. Esta é uma comédia cômica e romântica que aborda a amizade, o amor e a vida. Não perca a chance de rir e se sentir inspirado. Clique aqui para conferir!



Diretor: Bertrand Tavernier
Elenco: Philippe Torreton, Maria Pitarresi, Nadia Kaci, Veronique Ataly, Nathalie Becue, Emmanuelle Bercot, Francoise Bette
Título Nacional: Quando Tudo Começa
Título Original: Ça Commence Aujourd’hui
Roteiro: Dominique Sampiero, Bertrand Tavernier, Tiffany Tavernier
Estúdio: Les Filmes Alain Sarde / Little Bear / TFI Films
Produção: Frederic Bourboulon, Alain Sarde
Fotografia: Alain Choquart
Trilha: Louis Sclavis
Duração: 118 minutos
Ano: 1999
País: França
Gênero: Drama
Côr: colorido
Resumo: Daniel Lefebvre (Philippe Torreton) é professor numa pequena cidade que sofre com o fechamento das minas de carvão e enfrenta uma alta taxa de desemprego. Daniel e os outros professores são aconselhados a não se envolver com os problemas da comunidade, mas é impossível para Daniel ignorar a miséria, a indiferença do governo e os sérios problemas domésticos que suas crianças enfrentam. Quando uma mãe aparece tão bêbada que acha melhor não levar os filhos pra casa, Daniel entra em contato com assistentes sociais, é ignorado e decide levar as duas crianças para sua casa. Ele então começa uma campanha contra o governo local, reivindicando condições mínimas de vida e dignidade para a população. Além de dificuldades pessoais, como a doença do pai, um ex-mineiro que sofre de enfisema, ele irá enfrentar enormes dificuldades burocráticas e a maquinação das autoridades educacionais. Menção Especial do Júri no Festival de Berlim de 1999.


Sinopse: A trama focaliza a história do professor Daniel Lefebvre (Philippe Torreton), que ensina crianças em Hernaing, uma pequena cidade que sofre com o fechamento das minas de carvão e enfrenta uma taxa alarmante de 34% de desemprego. Daniel e os outros professores são aconselhados a não se envolver com os problemas crônicos da comunidade, mas é impossível para Daniel permanecer imune à miséria, à falta de assistentes sociais, à indiferença do governo e aos sérios problemas domésticos que suas crianças enfrentam.

Depois de um trágico incidente na escola, Lefebvre decide comandar uma campanha contra o governo local, reivindicando condições mínimas de vida e dignidade para a população. Além de dificuldades pessoais, como a doença do pai, um ex-mineiro que sofre de enfisema, ele irá enfrentar enormes dificuldades burocráticas e a maquinação das autoridades educacionais, que farão de tudo para colocar o professor na linha.

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.