RESUMO: ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA

ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA


MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As abordagens do processo. Abordagem Comportamentalista São Paulo: EPU, 1986.119p.p.19-36

Palavras-Chave: Empirismo – Experiência – Comportamento Humano – Habilidades – Meio Ambiente  Estratégias de Ensino – Tecnologia Educacional – Reforçadores – notas, prêmios, reconhecimentos – Contingência – Análise – Skinner

Resumo:

ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA

Esta abordagem é caracterizada pelo primado do objeto (empirismo). O conhecimento é uma “descoberta” e é nova para quem a faz.

Na abordagem comportamentalista a experiência é a experimentação planejada como base do conhecimento.

Os modelos de ensino são desenvolvidos a partir da análise dos processos por meio dos quais o comportamento humano é modelado e reforçado.

O conteúdo transmitido visa objetivos e habilidades que levam a competência. O aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões.

Homem: O homem é conseqüência das influências ou forças do meio ambiente.

Mundo: A realidade para Skinner é um fenômeno objetivo; o mundo já é construído e o homem é produto do meio. O meio pode ser manipulado, sendo que o comportamento, por sua vez pode ser mudado modificando-se as condições das quais ele é uma função, ou seja, alterando-se os elementos ambientais. O meio seleciona.

Sociedade-Cultura: Para Skinner o ambiente social é o que chamamos de uma cultura, e por sua vez esta é quem da forma e preserva o comportamento dos que nela vivem.

A cultura é entendida como espaço experimental utilizado no estudo do comportamento. É um conjunto de contingências de reforço.

Qualquer ambiente, físico ou social, deve ser avaliado de acordo com seus efeitos sobre a natureza.

Conhecimento: A base do conhecimento é a experiência planejada. Além disso faz-se clara a orientação empirista dessa abordagem: o conhecimento é o resultado direto da experiência.

Educação: A educação, está intimamente ligada á transmissão cultural.

A educação segundo essa abordagem deverá transmitir conhecimentos, assim como comportamentos éticos, práticas sociais, habilidades considerada básicas para a manipulação e controle do mundo/ambiente (cultural, social etc.)

Esse sistema educacional tem como finalidade básica promover mudanças nos indivíduos, que implicam tanto em aquisição de novos comportamentos quanto a modificação de comportamentos já existentes.

Escola: A escola deverá se adaptar de acordo com os comportamentos que se deseja manter . Cabe a ela portanto manter, conservar e em parte modificar os padrões de comportamento aceito como úteis e desejáveis para uma sociedade, considerando-se em determinado contexto cultural.

A escola está ligada a outras agências controladoras da sociedade, do sistema social bem como governo, política, economia, etc.

Ensino-Aprendizagem: Os comportamentos nos alunos serão instalados e mantidos por condicionantes e reforçadores arbitrários tais como: elogios, graus, notas, prêmios, reconhecimentos do mestre e dos colegas, prestígio, etc.

O ensino para Skinner corresponde ao arranjo ou à disposição de contingências para uma aprendizagem eficaz.

Professor-Aluno: Aos educandos caberia o controle do processo de aprendizagem, um controle científico da educação.

Na abordagem comportamentalista o professor teria a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema ensino-aprendizagem, de tal forma que o desempenho do aluno seja maximizado.

O aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões.

Metodologia: É uma categoria inovadora nesta abordagem, pois aqui se incluem a tecnologia educacional, e estratégias de ensino e o reforço no relacionamento professor-aluno.

A instrução individualizada através das máquinas de ensino livraria o professor até certo ponto, e respeitaria as características individuais de cada aluno.

Avaliação: A avaliação na abordagem comportamenal consiste em constatar se o aluno aprendeu e atingiu seus objetivos propostos quando o programa foi conduzido até o final de forma adequada.

Autor: Thays Simoka