A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

Pesquise na caixa abaixo.

Custom Search


AGUARDE O CARREGAMENTO COMPLETO

E

SALVE ESTA MATÉRIA

carregando

A Importância da Leitura

PORQUE LER?

Durante a prática pedagógica pude perceber as falhas que temos em incentivar o gosto e o interesse dos educandos na prática de leitura.

Ao se tratar do processo de leitura, é preciso0 antes de tudo saber quais as dificuldades e o que precisa para iniciar a leitura, programando a partir das descobertas atividades que envolvam os educandos no mundo da leitura.

“Aprender a ler significa aprender a ler o mundo, e a função do educador não seria precisamente a de ensinar a ler, mas a de criar condições para o educando realizar a sua própria aprendizagem, conforme seus próprios interesses, necessidades, fantasias, seguido as dúvidas e exigências que a realidade lhe apresenta”. (MARTINS, 1999,p.34).

Todo educando precisa estar convencido da importância da leitura para a vida individual, social e cultural.

A leitura em nossa sociedade tem uma função primordial de despertar e proporcionar conhecimentos básicos que venha contribuir para construção integral da vida do aluno em sociedade e para o exercício da cidadania.

É importante que o professor escolha material que seja significativa para o aluno, pois só assim desenvolverá o seu interesse em ler texto diferenciados do seu cotidiano. É importante uma aula prazerosa para prática de leitura, em um ambiente onde haja diversidade de texto, deixando o aluno a vontade para fazer sua escolha para a leitura.

“Ensinar as crianças a ler no seu próprio dialeto é fundamental para formar bons leitores”. (CAGLIARE, 2003, p.154).

A leitura é fundamental não apenas na formação do aluno, mas também na formação do cidadão, e essa considerável parcela no  cumprimento dessa tarefa recai sobre a escola, que tem o objetivo de ensinar e educar para a sociedade.

“A leitura suscita a necessidade de familiarizar-se com o mundo, enriquecer as próprias idéias e tem experiências intelectuais, o resultado é a formação de uma filosofia da vida, compreensão do mundo que nos rodeia”. (BAMBERGUR, 2002, p.32).

Desse modo a leitura é uma experiência que adquirimos no decorrer de nossa vida, e cabe a escola dar subsídios para esse desenvolvimento, contribuindo para a formação de um homem critico, capaz de compreender as características sociais, culturais e naturais do qual está inserido.

Para tanto, cabe a escola a função de oferecer aos alunos um trabalho de leitura, a fim de que eles, sistematicamente, aprendam a ler todos os gêneros que estão presentes na sociedade em que vive, e aprenda que leitor é aquele que analisa e compreende as idéias dos autores.

Enfim, temos que ensinar todas as crianças a ter o hábito da leitura desde a pré-escola, para que no futuro desenvolva esse hábito com prazer e não por uma obrigação.

CONCLUSÃO

Acredito que este trabalho possa servir  de reflexão para todos os professores repensar na sua prática em sala, podendo rever seus conceitos de leitura propondo a partir desse projeto atividades de leitura diferenciada e prazerosa para os alunos.

A leitura nos fornece um mundo de prazer. Assim o ato de ler transforma-se num ato de questionamento.

Espero que o processo de ensino-aprendizagem se modifique,  trabalhando de maneira renovada, de modo a propiciar cada dia um momento importante na construção do seu conhecimento em leitura.

BIBLIOGRAFIA

-          BAMBERGUER, Richard – Como incentivar o hábito de leitura, ática, 7º edição. São Paaulo,2002.

-          CAGLIARE, Luiz Carlos – Alfabetização & Lingüística: 10º ed. São Paulo. Editora Scipione,2003.

-          MARTINS, Maria Helena – o que é leitura – São Paulo, Brasiliense, 1999.

Perfil do Autor: Benedito Gonçalo Borges – Nascido em Poconé MT, Idade 56 anos
Formação:Graduação em Pedagogia-Pós-Graduação em Gestão Escolar-Mestrando Ciencias da Educação

SALVE ESTA MATÉRIA!

Deixe uma resposta