fbpx Skip to main content

Atualizado em 09/04/2013

A ARTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Aprenda a usar a arte como ferramenta para o ensino e desenvolvimento de habilidades em crianças com necessidades especiais. Obtenha conselhos e recursos especializados para educar de forma inovadora e divertida. Clique aqui para começar!

O curso de Educação Artística da Universidade Federal de Uberlândia, com habilitação em Artes Plásticas, proporciona ao aluno universitário opções diversas no  seu currículo, podendo  optar  por  faze r bacharelado  bidimensional  ou  tridimensional, e/ou licenciatura bidimensional ou tridimensional, após ter concluído o núcleo comum de disciplinas oferecidas nos quatro primeiros semestres  do  curso. A  opção  em  fazer  licenciatura, e  tornar  professora,  ou seja, arte  educadora,  foi  sendo  despertada  por

influências  familiares  e  de  alguns professores do curso de artes. Comecei a trabalhar na APAE de Tupaciguara em fevereiro de 2001, como professora e articuladora regional deArtes da Delegacia Regional das APAEs do Triângulo Mineiro I, que abrange 14

cidades desta região (Araguari, Araporã, Cachoeira  Dourada,  Campina Verde,Canápolis, Capinópolis, Ipiaçu, Centralina, Monte Alegre, Ituiutaba, Santa Vitória, Prata, Tupaciguara, Uberlândia). Foi o início de minha carreira como professora, sem considerar os estágios temporários, e também o primeiro contato, como educadora, comalunos com necessidades educativas especiais. Antes o   contato   com   essas   pessoas   era   mínimo,  restringindo-se  a um primo de primeiro grau com paralisia cerebral e pessoas da comunidade de Tupaciguara, mas sem nenhum vínculo pessoal ou profissional.

Em contato com as outras APAEs, na promoção de eventos, como festivais, concursos, cursos e reuniões, percebi que o problema, na formação dos profissionais atuantes na área de artes era maior do que eu pensava, pois não encontrava professores habilitados e não  havia  uma  sistematização  dos  trabalhos  pedagógicos  voltados para o desenvolvimento integral dos alunos. Refiro-me ao desenvolvimento  global  não  só  de alunos com deficiência, mas do indivíduo, em sua essência pessoal e social, considerando cada ser  único e  com  potencialidades  diferenciadas. A preocupação maior das APAEs e de seus professores era de mostrar trabalhos e apresentações dizendo estarincluindo aqueles alunos por meio da arte.

Baixe Em PDF clicando no link abaixo

ARTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.